top of page

Clube de Cinema de Marília

No coração de Marília desde 1952

História

Fundado em 12 de outubro de 1952, o Clube de Cinema de Marília é um dos mais antigos do Brasil, está localizado no piso superior da Biblioteca Municipal, Av. Sampaio Vidal, 245 e é um dos únicos Clubes de Cinema brasileiro que se mantém em atividades ininterruptas desde sua fundação até os dias de hoje.

Uma história com mais de 70 anos

O Clube de Cinema de Marília foi fundado em 12 de outubro de 1952 por um grupo de jovens idealistas que buscavam fomentar o desenvolvimento cultural da cidade. Esses jovens tinham como objetivo criar uma entidade dedicada à difusão do cinema como arte, cultura e meio de expressão, além de aprimorar a apreciação técnica, artística e histórica das obras cinematográficas.

As reuniões iniciais da sociedade ocorriam na Alfaiataria Cimino, localizada na antiga avenida Mauá (atualmente Tancredo Neves), e eram compostas por Alfeu Afonso, Fausto Augusto Battistetti, Roberto Caetano Cimino, Sergio Albeiro, Sebastião Vieira Alves e Wilson Pinto. Posteriormente, juntaram-se ao grupo Luiz Fellipe de Melo Filho e Miguel Maurílio Saad.

A principal atividade do CCM era a exibição e discussão de filmes. Os primeiros filmes exibidos foram "A Dama de Xangai", de Orson Welles, e "Encouraçado Potemkin", de Sergei Eisenstein. Além disso, o clube distribuía boletins com notas e comentários sobre os filmes a serem exibidos, oferecendo ao público uma análise crítica das obras. Em 1961, o clube também promoveu seus primeiros cursos de cinema.

Em 1964, foi realizado o Curso de Formação Cinematográfica para Professores. Nos anos de 1968 e 1970, ocorreu o Curso Básico de Cinema, seguido pelo Curso de Cultura Cinematográfica em 1972. Em 1984, foram ministrados cursos sobre o Expressionismo Alemão e a Comédia Americana.

O Clube de Cinema de Marília também organizou três grandes festivais de cinema, realizados em 1960, 1967 e 1969, que tiveram grande repercussão na sociedade mariliense.

Inicialmente, as exibições de filmes promovidas pelo CCM ocorreram no Cine Marília. Posteriormente, as sessões foram realizadas no Cine São Luiz, no Cine Pedutti e, novamente, no Cine Marília. Com a construção do novo prédio do Cine Pedutti, a programação do CCM voltou a ser exibida neste cinema.

Em 1990, o Clube de Cinema de Marília enfrentou um período desafiador devido à ausência de políticas públicas nacionais, estaduais e municipais para a produção, distribuição e exibição de filmes nacionais. No entanto, o clube jamais fechou suas portas. Desde a sua fundação, as exibições continuam a ocorrer regularmente aos sábados e domingos, o que faz do CCM um dos clubes de cinema mais antigos do país em funcionamento contínuo.

Imagem do WhatsApp de 2023-11-23 à(s) 18.36.43_36a8529a.jpg
Sec Cultura Marília + LPG ESTADUAL Negativo.png

© 2025   |  Clube de Cinema de Marília

bottom of page